Força dos Ventos

IMAGEM:

http://acentauric.deviantart.com/art/Forca-dos-Ventos-606591230

RESUMO:

Os ventos são o domínio de Iansã. Ela tem a capacidade de controlar desde a brisa mais suave até as ventanias mais intensas. Esta também é a forma de seu temperamento, hora calmo e tranquilo, hora intenso e ardente. Em sua dança, Iansã representa a produção do vento com as mãos fazendo movimentos para lembra tal capacidade. Com o Eruexim ela é capaz de produzir ventanias e de controlar os eguns a fim de conduzi-los para o outro mundo. Iansã divide com Xangô o poder sobre as grandes tempestades uma vez que o raio também é uma habilidade de seu marido. É ela quem controla a movimentação dos ventos em preparação para a chegada das trovoadas. Sempre que necessário Iansã irá utilizar a sua capacidade controle do vento. Seja para ajudar Ogum a forjar o ferro de forma mais rápida, ou seja para manipular as nuvens nas grandes tempestades recepcionando os raios de Xangô.

Escrito por Ramon Santos

O projeto Batalha de Mitos é parceria entre Alpha Centauri e Sinergia Games

JUSTIFICATIVA:

Assim como já foi reforçado em outras justificativas, a seleção e definição da magia como sendo Força dos Ventos, se deu após uma análise de possibilidades e a tentativa de correlação entre as ilustrações. Ao definir que seria esta a magia do grupo ar relacionado com Iansã, estávamos buscando prioritariamente criar uma relação entre as ilustrações para justificá-las. Não há dúvida de que uma das capacidades de Iansã é a de controlar os ventos. Seja produzindo grandes ventanias devastadoras, ou apenas o vento do final de tarde, haverá sempre o domínio de Iansã quanto o vento estiver sendo manipulado de tal forma. Por este motivo tomamos uma decisão convicta de utilização da Força do vento para representar a magia de Iansã.

Escrito por Ramon Santos

NARRATIVA:

Na narrativa do projeto MDT essa magia será utilizada e apresentada no momento em que Iansã visita Dandara ainda criança e expulsa o Chibamba de cima dela. Usando o Eruexim e fazendo movimento com as mãos ela gera uma grande força de vento e faz todo o quarto se afastar da criança. Do lado de fora a força provocada pela ventania é ainda maior. Muitos que lá estava se assusta e temem por aquele mento que eles desconheciam a origem. A todo instante Iansã utiliza deste seu poder para se deslocar e para afastar aqueles que não são bem vindos.

Escrito por Ramon Santos

CARACTERÍSTICAS:

Esta ilustração deverá ser criada mantendo um padrão para criação de magias no projeto. Deverá ser enquadrada a representação do Eruexim sendo utilizado por Iansã para gerar o vento. Não é necessário ilustrar a Iansã, somente a representação de uma pessoa usando o Eruexim para criar o vento. Deve haver a representação de pequenos raios saindo saindo do movimento do vento assim como alguns estilhaços de madeira do quarto em que a magia foi utilizada. As cores a serem utilizadas deverão ser cinza, branco e roxo. O rabisco irá representar melhor a localização e estrutura sugerida para a ilustração.

Escrito por Ramon Santos

REFERÊNCIAS:

https://www.youtube.com/watch?v=3I0FYdlQMJk
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ians%C3%A3
http://ocandomble.com/os-orixas/iansa/
http://www.raizesespirituais.com.br/orixas/iansa/
http://www.casaiemanjaiassoba.com.br/iansa.html

LIVROS:

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. 12ª Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 301.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. 12ª Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 303.

LINKS:

https://www.facebook.com/sinergiagames
https://www.facebook.com/acentauric
http://acentauric.deviantart.com/
https://www.facebook.com/batalhademitos/
https://www.youtube.com/playlist?list=PLy7c38X48lDXaL1KLWXSQLFjm24VS4lQj

Ir para projetos

Últimos Trabalhos

Anhangá

deuses-indios, elemento-terra

Iansã

deuses-negros, elemento-ar

Dandara

deuses-negros, elemento-ar

Eruexim

deuses-negros, elemento-ar